Julian Assange "precisa de tempo para recuperar"

por Cristina Santos - RTP
Julian Assange e a mulher, Stella Assange, em Canberra, Austrália. EPA

Palavras da mulher, Stella Assange, durante a conferência de imprensa que não contou com a presença do fundador da Wikileaks. No entanto, Stella Assange transmitiu algumas mensagens do marido.

“O Julian pediu-me para vos agradecer, ele queria estar aqui, mas têm que compreender o que ele passou. Ele precisa de tempo, precisa de recuperar. Isto é um processo”. Emocionada e, em alguns momentos com a voz embargada, Stella Assange fez um apelo. “Peço-vos que nos dêem espaço, privacidade para que a nossa família possa ser uma família, antes de ele falar de novo”.

Questionada sobre se o marido vai falar publicamente nbos próximos dias, Stella não quis fazer comentários. O fundador do portal Wikileaks aterrou, a bordo de um avião privado (pago pelo governo australiano), no país de onde é natural depois de se ter declarado como culpado num processo de espionagem movido pelos Estados Unidos.Quanto à possibilidade de o portal Wikileaks continuar a divulgar informações secretas, a mulher de Julian garantiu apenas que “é prematuro” responder a isso e que a prioridade é “recuperar” sendo certo que ele “vai defender sempre os direitos humanos. Ele fez sempre isso e continua a não ter medo”.

Sobre todo o processo que terminou agora, Stella Assange afirma que a liberdade de imprensa está ameaçada, “a imprensa está tão vulnerável como o Julian”.

Quanto ao reencontro, ela diz que “não há palavras” e que “a imagem diz tudo”.


Quase quinze anos depois, Julian Assange voltou à Austrália. Ele é, agora, um homem livre, mas “precisa de tempo para se habituar a essa liberdade”. garante Stella Assange.

pub